quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Dicas para mamãs! Como ‘arrumar’ a casa em 15mins?

Qualquer mamã consegue, de certeza, identificar-se com o drama de manter a casa em ordem e arrumada, certo? Contudo, ter filhotes pequenos, seja apenas um, dois ou mais, não tem de ser sinónimo de casa desarrumada :)
Claro que, é super normal que haja um ou outro brinquedo, aqui e ali. Mas a ideia é implementar pequenos truques e dicas que permitam, rapidamente, devolver a ordem ao caos, sem que se perca muito tempo.


Partilho convosco algumas dicas que sigo cá em casa e que resultam super bem :)


aprendendo a ser mamã StarOfService



1. Não desesperar! Este vídeo da mamã americana, Jordan Page, mãe de 5 (sendo que o filho mais velho tem 7 anos e a mais nova 9 meses), é hilariante, e retrata bem o que se consegue arrumar em 15 minutos. Regra nº 1 da Jordan: não entrar em pânico! E eu sigo à risca :)


2. Pôr um alarme no telemóvel para tocar dentro de 15 minutos. E fazer isto 1 vez por dia! Parece pouco tempo, mas ao programarem o alarme, inconscientemente ‘ligam’ o modo mamã mega rápida e 15 minutos vão render como 1 hora! Palavra de mãe!


3. Ter um cesto de roupa SEMPRE connosco. Iniciar os 15 minutos e percorrer todas as divisões da casa: quartos, sala, wc e cozinha, por esta ordem. Tudo o que estiver fora da divisão certa vai para o cesto (roupas, brinquedos, revistas, jogos, TUDO!) E, ao passar de uma divisão para outra, recolhem-se os elementos desarrumados e arrumam-se no sítio os que vieram de outra divisão. Ao fim de uma semana, esta parte é feita em 5 minutos (porque nos dias anteriores já arrumámos também, lembram-se?).


4. Manter a casa-de-banho sempre arrumada é fácil. Primeiro, há que reduzir o número de coisas ‘espalhadas’ em cima do lavatório, banheira e afins. Dois ou três cestos, resolvem a questão e não demora nada a arrumar, é só colocar no cesto! Depois, recomendo investir num bom limpa-tudo em spray e em 2 minutos, ao final de cada dia consegue pôr tudo a brilhar e pronto para o dia seguinte. Os miúdos podem ficam responsáveis por repôr o stock de rolos de papel e por vazar o cestinho dos papéis :)


5. A cozinha é a última divisão. Porquê? Porque pode demorar mais tempo e não há qualquer problema em receber visitas de última hora, enquanto está a lavar a loiça, se o resto da casa já estiver impecável, pois não?


6. Implementar a regra seguinte: ‘Nunca ir de uma divisão para outra de mãos vazias’. Esta é a regra de ouro de todo este sistema!! Ou seja, durante o dia, HÁ SEMPRE alguma coisa fora do sítio, verdade? Se implementarem esta regra o tempo que dedicam a arrumar a casa vai reduzir drasticamente e em breve, já farão isto de forma tão automática que nem darão por isso.


7. Para deixar um aroma agradável no ar, não precisa de comprar ambientadores ou sprays super caros. Duas dicas. Opção 1: Coloque ao fogo uma pequena panela com água e pó de canela (1 colher de sopa é suficiente) e deixe ferver por 20-30minutos. Toda a casa vai cheirar a canela. Opção 2: encha um pulverizador que tenha vazio, com água e uma ou duas tampas de amaciador da roupa e pulverize tudo o que lhe apetecer: roupas; toalhas e cortinado de duche no wc; almofadas, tapetes, colchas e cortinados nos quartos e sala... Vai adorar o resultado e pode repetir as vezes que quiser!


Boas arrumações, mamãs ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário