quarta-feira, 10 de junho de 2015

Baba radioactiva... ou pele atópica e dermatite


Os vossos bebés também têm baba radioactiva ou é mesmo só o meu?
O meu pequeno tem pele atópica e grande tendência para desenvolver dermatites na zona da boca, nariz e bochechas. É uma situação que é normal e bastante frequente em bebés e crianças pequenas, principalmente naquelas que utilizam chupeta, como é o caso do meu. A situação piora sempre ou quando há dentinhos novos a romper (que torna a baba mais ácida) ou quando o tempo está mais frio.
O melhor a fazer, segundo a nossa Pediatra, é lavar sempre a zona da boca após cada refeição (para evitar que a acidez da comida piore a situação) com água morna e secar bem. E, em seguida, deve aplicar-se um creme/pomada hidratante e reparador. E é precisamente neste segundo passo que tem residido o meu drama...
Já experimentei vários cremes e pomadas e nada parecia funcionar, ou melhor, funcionava às mil maravilhas durante 3 ou 4 dias e depois, voltava tudo ao mesmo. A sensação que eu tinha era a de que a pele dele passando algum tempo se 'habituava' e as pomadas/cremes deixavam de fazer efeito. Segundo a Pediatra, pode mesmo acontecer...
Depois de alguns meses de tentativa e erro, lá acertámos. E o pequeno agora já não anda cheio de dói-dóis na boca e no nariz.
Se estiverem a passar pelo mesmo drama, não desesperem. Há um creme certo para cada pequenote, é preciso é descobri-lo...
Partilho agora com vocês a minha experiência relativamente aos vários cremes/pomadas que testei. Espero que vos ajude e que seja útil.
1) LETIBALM PERIBUCAL: muito bom e fácil de espalhar. É mesmo indicado para crianças e bebés e não há qualquer problema se for ingerido (por lambidelas atrevidas, por exemplo). Deve ser aplicado várias vezes por dia para a pele ficar sempre hidratada e criar uma camada de protecção entre a baba e a pele do pequeno.
Resultou bem, em dois dias todas as manchinhas, borbulhas e feridinhas desapareceram.
Desvantagem: a pele fica um bocadinho brilhante, demora a ser absorvido.
2) LETIBALM PEDIATRICO: é uma caixinha pequenina, tipo batom de senhora para colocar com o dedo. Cheira a pastilha elástica, é genial. Só me apetecia trincar as bochechas do meu monstrinho. Pode ser aplicado várias vezes ao dia e é fácil de espalhar. Como é pequeno, é bastante prático para se ter sempre na mala. Pode ser ingerido, é especialmente concebido para crianças.
Desvantagem: é espesso, o pequeno fica todo besuntado.
3) CICALFATE CREME DA AVÈNE: é uma espécie de pomada, que se pode aplicar também na dermatite da fralda (é óptimo). Fácil de espalhar, de rápida absorção. Só pode ser aplicada 1 a 2 vezes por dia e não convém nada ser ingerida. Eu apenas aplicava 1 vez por dia, à noite, quando o piolho ia dormir para deixar actuar bem durante a noite e evitar que ele lambesse.
Desvantagem: como não pode ser aplicada muitas vezes é uma boa opção como complemento, mas será necessário conjugar com outra pomada/creme.
4) VASELINA PURA: eu sei, esta não tem mesmo nada que saber. É um hidratante básico. Mas acreditem ou não, em alturas em que o piolho está constipado e cheio de ranhoca, a vaselina tem conseguido evitar que o narizinho fique todo em ferida. Experimentei por recomendação de uma amiga (mas sem grande fé, diga-se de passagem...) e funciona às mil maravilhas. Só utilizo quando há muita ranhoca, mesmo para deixar o nariz protegido e não magoar ao assoar.
Desvantagem: é espesso, o pequeno fica todo besuntado.
5) NUTRAISDIN: é específica para bebés. É fácil de aplicar e dosear, é uma espécie de gel. Notei algumas melhorias, mas sinceramente, não me convenceu.
Desvantagem: bastante cara e embalagem muito pequena. Para voltar a comprá-la teria de ser porque realmente fazia efeito no meu pequeno. No nosso caso não funcionou.
6) STELATOPIA da MUSTELA: é uma embalagem bastante grande, e por isso compensa a compra. Pode ser usada no corpo e no rosto. No caso do meu pequeno, experimentei no rosto mas não gostei, ficava demasiado gorduroso e brilhante e não houve grandes melhorias a nível do desaparecimentos das manchinhas e borbulhas. No entanto, deixa a pela altamente hidratada e macia, por isso passei a usar este creme para o corpinho dele e estou bastante satisfeita.
Desvantagem: deixa a pele do rosto gordurosa e brilhante.
7) LIPIKAR da LA ROCHE-POSAY: no nosso caso não ajudou muito, apesar de ser excelente hidratante. Notei melhorias, mas ao fim de uma semana parece que a pele do piolho deixou de reagir ao creme e voltou a ficar como estava, cheia de dói-dóis na zona da boca.
Desvantagem: demora a absorver.
8) DERMALIBOUR + da A-DERMA: uma espécie de pomada. Hidrata bastante bem e notei logo melhorias no dia seguinte. Pode ser aplicada várias vezes, mas tem de se espalhar bem para evitar que os pequenos ingiram (eu costumo retirar os excessos com um disco de algodão).
Desvantagem: demora a ser absorvida.
9) PRURICED CRÈME da URIAGE: uma espécie de pomada. Muito fácil de espalhar e deixa a pele bastante suave. Foi bastante eficaz ao nível das manchas vermelhas e pele mais seca/irritada. Mas não resultou a 100% nas borbulhinhas vermelhas.
Desvantagem: até ser totalmente absorvida deixa a pele muito brilhante.
10) LetiAT4 Body Cream: é um creme para o corpo mas que pode ser também aplicado no rosto. Hidrata super bem o corpo dos pequenos. Na zona do rosto, funcionou connosco em casos mais soft do síndrome 'baba radioactiva'. Em alturas em que ocorrem feridas e maiores borbulhas, notei que não estava a ajudar muito.
Desvantagem: sendo creme corporal, deixa o rosto um bocadinho gorduroso, é mesmo necessário retirar o excesso.
Bem, depois desta listagem toda, o que para nós tem estado a resultar é o seguinte:
- Nas alturas em que a coisa está mais complicada: Dermalibour + tem funcionado bastante bem.
- Na zona do nariz, para evitar que o narizinho fique 'assado' e em ferida do assoar constante: Letibalm Pediátrico ou Vaselina Pura, são excelentes opções.
- Nas alturas em que a coisa está quase quase boa: Cicalfate Crème (apenas à noite) e Stelopia (de manhã, para hidratar e amaciar).
E com vocês tem sido fácil encontrar um creme que resulte sempre?

Sem comentários:

Enviar um comentário