sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Série ENXOVAL DO BEBÉ | Parte 2 | Banho e Higiene

Aprendendo a ser mamã banho higiene do bebé


Olá Mamãs!

Hoje partilho convosco a lista de essenciais para o banho e higiene do bebé e deixo-vos mais algumas dicas.

Espero que vos seja útil.

Podem consultar a Parte 1 da série, sobre as roupinhas do bebé, AQUI!


BANHO E HIGIENE

- Banheira. Eu tive uma daquelas que fecha a tampa e transforma-se em trocador. Não gostei. Nada prática a história de ter de trazer a água e encher, e depois vazar... Experimentei comprar uma banheira insuflável (tipo boia, de encher mesmo) e foi o melhor que fiz. Muito prática e macia, não magoava o bebé, mesmo quando já tinha 6, 7, 8 meses e já dava pontapés na água e se sentava a brincar era o ideal mesmo. E nessa fase comecei a colocá-la dentro da nossa banheira grande para o pequeno espalhar água à vontade :)

- 3-4 toalhas de banho para bebé com capucho
- Champôs, cremes, gel de banho, amaciador. Usei da gama Uriage e Avéne, 100% satisfeita.
- Esponja de banho natural. Aconselho porque é muito macia e não magoa a pele sensível do recém-nascido. Há na Wells.
- Tesoura de pontas redondas. Experimentei o corta-unhas, mas deu-me medo... ainda hoje uso a tesourinha.
- Pente de cabelo macio
- Compressas e álcool 70º. Para cuidar do cordão umbilical até cair e sarar, aqui em casa demorou 8 dias a cair.
- Soro fisiológico
- Aspirador nasal. É bastante útil! Usei um que odiei porque era tipo uma bomba que se apertava para fazer a sucção da ranhoca, e não funcionava. Comprei logo depois outro, que aconselho bastante da Rinomer Soft Narhinel, há na Wells e nas farmácias.
- Fraldas. Usei descartáveis. Vale a pena ter em stock um pacote para tamanho recém-nascido (2-5kg) e um pacote tamanho 2 (3-6kg). Depois do bebé nascer, comprar então mais do tamanho certo.
- Toalhitas. Durante o 1º mês e, sempre que o bebé estava muito assado, usava para limpar o rabiosque apenas compressas de algodão, água tépida e água de rosas. Fora isso, usei toalhitas.
- Pó de talco. Há quem seja contra, e é preciso ter-se cuidado ao aplicar para evitar criar 'uma nuvem de pó' inalada pelo bebé. Comigo resultou às mil maravilhas. Como absorve a humidade, desde que comecei a usar, as assaduras eram muito menos frequentes e passavam muito mais depressa do que quando 'enchia' o rabinho de Halibut. Funcionou com o rabiosque do meu pequeno, mas cada rabiosque é diferente... :)
- Pomada para assaduras. Usei Bepantene, Halibut e quando a coisa estava mais feia Cicalfate da Avéne.
- Cotonetes para Bebé
- Termómetro de banho. Para mim foi importante ao início para não 'escaldar o pequeno', mas depois já tinha percepção de quando a água estava boa sem recurso ao termómetro.
- Termómetro para febre. Usei o tradicional, de colocar por baixo do bracinho, mas em alturas em que o bebé está a dormir, ou está a chorar, e ainda temos de o despir para tirar a febre, não é nada prático. Por isso, comprei depois um daqueles que tiram a febre na testa e no ouvido e foi o melhor que fiz. O pequeno pode estar a dormir e eu tiro-lhe a febre e ele nem acorda!.
Dedeira de silicone. Não é necessário comprar logo, mas acho que é útil. Usei da Chicco a partir da altura em que os primeiros dentinhos começaram a causar desconforto e a inchar as gengivas, para massajar e "aliviar" um bocadinho (o primeiro dentinho do meu pequeno só apareceu aos 8 meses...).
- Chupeta e prendedor de chupeta. Eu usei. Mas há quem não seja a favor para não interferir com a amamentação, pelo menos até o bebé aprender a fazer bem a pega ao mamilo. Fica ao critério de cada mamã, como aliás tudo o resto :)

Uma Dica: usei chupeta da marca AVENT, por uma razão: nas aulas de preparação para o parto, numa das sessões sobre dentição do bebé, a Pediatra recomendou que, a optar-se pelo uso de chupeta, se desse preferência a chupetas que tivessem forma simétrica, ou seja, que não tivessem "lado de cima e lado de baixo", porque isso pode interferir na formação da arcada dos dentinhos... Mas, lá está, cada mamã, verá o que funciona melhor para o seu bebé.



Fonte da imagem: http://babyfofi.webnode.pt/

Sem comentários:

Publicar um comentário