terça-feira, 13 de outubro de 2015

Série ENXOVAL DO BEBÉ | Parte 4 | Alimentação e Transporte do Bebé e essenciais para a Mamã

enxoval do bebé aprendendo a ser mamã

Olá Mamãs!

Este é o último post da série Enxoval do Bebé. Hoje escrevo sobre o que vale a penas comprar para a alimentação e transporte do bebé e quais os produtos que considerei essenciais para a mamã e que eu usei.

Podem ler as partes 1, 2 e 3 da série AQUI, AQUI e AQUI.


ALIMENTAÇÃO DO BEBÉ
Para os bebés que mamarem em exclusivo, não há grande coisa a listar aqui...

No meu caso, como tive mastite e, por consequência, redução do leite, foi necessário dar suplemento em paralelo com o leite materno. Por isso, comprei:
- 2 biberões pequenos. Usei da Chicco.
- 1 escovilhão para higienização do biberão e tetinas
- Esterilizador de biberões/chupetas. Eu não comprei, esterilizei sempre tudo numa panela com água a ferver.

Na altura das primeiras papas, sopas e frutinhas (que aqui por casa começou aos 4 meses), dá jeito:
- Pratinhos e talheres de bebé. Comprei no IKEA. (Aconselho a comprar uma colher de silicone porque é muito mais macia e não magoa as gengivas do bebé. Usei colher de silicone desde os 4 meses até aos 15 meses, altura em que já havia muitos dentinhos e achei boa ideia trocar para outro tipo de material, usei primeiro plástico rígido, depois inox, sempre em tamanho para bebé/criança).
- Cadeira para papa. Optei por um modelo da Chicco.  
- 1 Biberão para água
- 4-6 Babetes impermeáveis ou 2 babetes de silicone com retenção em baixo. Há na Wells.

TRANSPORTAR O BEBÉ
- Optei por um trio da Chicco. Usei o ovo (no automóvel e para passear no carrinho) e a alcofa (apenas para algumas viagens de Lisboa para o Algarve, porque achei que ele viajava melhor deitado na alcofa do que no ovo... Mas se não fosse por essa razão, acho que não valeria a pena ter o trio Chicco com a alcofa, porque fora isso não a usei).
- Usei um Marsúpio da Chicco. Há que use sling, sou sincera nunca experimentei, mas tenho curiosidade... O propósito é o mesmo, penso eu. E a mim, o marsúpio deu imenso jeito nas saídas mais rápidas em que tinha algum recado para fazer e precisa de ter as mãos livres :)
- Tapa-sol para o vidro do automóvel. Eu, sinceramente, cheguei à conclusão de que usar uma fralda no vidro fazia 'mais sombra' do que o tapa-sol...

ESSENCIAIS PARA A MAMÃ

Além de roupas práticas para a amamentação (com botões no peito, por exemplo), deixo abaixo a lista do que aconselho comprar:
- Discos absorventes. Usei descartáveis porque achei mais prático, mas também há reutilizáveis.
- Soutiens de amamentação. Dão imenso jeito. Acho que uns 4 são suficientes (2 brancos e 2 pretos, por exemplo).
- Pomada protectora e cicatrizante para os mamilos. Usei da Medela.
-Cinta-elástico pós-parto. Eu usei durante uns 15 dias depois do piolho nascer e ajuda bastante para a barriga "ir ao lugar" e sarar bem. Aconselho mesmo. No meu caso, como foi cesariana, ajudou imenso!
- Almofada de amamentação. A mim facilitou-me imenso na postura para amamentar. Deitava o pequeno em cima da almofada todo aconchegadinho a mim e lá estávamos os dois no nosso tempinho mamã-bebé a beber o leitinho da mamã.
- Mamilos de silicone. Usei da Medela e aconselho no caso de mamãs com mamilo pequeno, invertido ou muito dorido. Não fazia ideia de que isto existia, mas foi uma maravilha!! Depois de uma mastite, foi a solução ideal para o pequenote conseguir finalmente mamar o leitinho da mamã.
- Para quem tiver muito leite e quiser 'congelar' talvez seja útil comprar uma bomba. Usei uma da Medela, eléctrica, e gostei. Usei para tentar estimular mais a produção de leite... Acho que não vale a pena comprar antes do bebé nascer. É um produto que se pode bem comprar depois, e apenas se se optar por usar...
-Creme para estrias. Usei da Mustela.


Fonte das imagens:
www.maemequer.pt
www.bolsademulher.com
www.bestdoctorsblog.com

Sem comentários:

Publicar um comentário