sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Alimentação saudável e divertida | Ideias para o fim das birras na hora de comer!

Olá mamãs!

Não sei se acontece convosco o mesmo... Mas o pequenote Quiqui, que sempre foi "muito selectivo" (entenda-se 'esquisito') na hora da papa, está cada vez mais difícil de 'enganar' ;) Está a tornar-se um verdadeiro picky eater!

Aqueles truques (que aposto que já todas tentámos) do 'abre a boca que vem aí um aviãozinho', ou do 'esta agora é para a mamã, e agora mais uma para o papá', já não pegam cá por casa :) 
Distraí-lo com um vídeo do Panda ou da Xana Toc Toc, também já deu o que tinha a dar... Agora, o piolho já sabe bem os nomes das papas, sabe o que é a sopinha, a carne e o peixinho, os bróculos, as cenouras... e, quando decide que não quer comer alguma coisa, ui... O caldo está entornado... Então tudo o que tiver o azar de ter cor verde... «Foias, não pesta, bleeeck [folhas, não prestam]».  ;)

Primeiro, desesperei. 
Até porque sempre lhe fomos dando tudo, desde a altura em que a Pediatra aconselhava a introdução de novo alimento, consoante a idade... e ele sempre ia comendo... 
E, meio de repente, entrámos nesta fase das esquisitices...

Decidi falar com a Pediatra para ver o que devia fazer, porque eu já estava a achar que o pequeno se devia andar a alimentar à base de 'ar'... A sério, achava mesmo que as doses que ele comia eram pequeninas demais (mãe exagera sempre... eu sei...)... Mas, como a sopinha era a única coisa, que melhor ou pior (entenda-se, com mais ou menos birra), ele comia toda, continuei (e continuo) a fazê-la sempre com legumes variados e com a bela da proteína (carne, ovo, peixe... vou variando) lá dentro, mesmo estando já o pequeno na fase em que come uma refeição completa (com 2º prato, sopa e frutinha), há imenso tempo...  
A Pediatra disse que a evolução dele estava bem, com o percentil certo, e que o que ele come é em quantidade suficiente, não tendo também mal nenhum em continuar a colocar a proteína dentro da sopa, porque assim garante-se que ele a come mesmo.

Fiquei bem mais tranquila. 
Mas, como sou teimosa, e como me pareceu que a questão era mesmo o pequeno ser teimoso (igual à mãe), procurei alternativas para lhe conseguir 'dar a volta'.

Partilho hoje convosco algumas sugestões que tenho testado cá em casa e que têm funcionado!! Yupi!! :) 
Já tinha escrito um post há algum tempo onde mostrava como faço para o Quiqui comer legumes 'disfarçados', em forma de bonequinhos. Quem ainda não leu, é so clicar AQUI!
Entretanto, claro que se fizesse sempre os mesmos bonequinhos, ainda que com misturas de legumes diferentes, a 'forma' deixava de ser novidade e o pequeno voltava a 'fazer cara feia'. O truque, pelo menos cá em casa é a 'novidade' :)

O que percebi, foi que, desde que ele fique entusiasmado com o 'desenho' do prato, come sempre muito mais quantidade e sem refilar :) Ou seja, dá uma bocadinho de mais trabalho e requer um bocadinho de imaginação, mas vale TANTO a pena!! E vida de mãe é mesmo isto, não é? Fazermos tudo o que está ao nosso alcance para o bem estar dos nossos tesourinhos, certo? :)

Com a continuação, garanto-vos que se torna muito desafiante e engraçado! O piolho, às vezes, até já dá sugestões de desenhos para eu fazer e tudo :) 
E claro, para quem não tem tanta imaginação ou criatividade há imensas ideias e sugestões giras e simples na internet! 
Afinal, parece que não é só o meu pequeno que é um 'esquisito' com a comida :) Muitas outras mamãs por esse mundo fora chegaram à mesma conclusão que eu, e puseram mãos na massa, ou antes, na papa ;) 

Já diz o ditado: 'os olhos comem mais que a barriga'. Cá em casa, cores e formas funcionam garantidamente em 90% dos pratos (peixe, carne, legumes, fruta...) e sem birras :)

Deixo-vos abaixo algumas ideias para tentarem com os vossos pequenos. E... aposto que vão fazer sucesso, mamãs! Se quiserem ver ainda mais sugestões basta seguirem o álbum do Aprendendo a ser Mamã no Pinterest: AQUI!

Se virmos bem, até há coisinhas simples de fazer :)

Alimentação saudável e divertida | Ideias
Fonte: https://pt.pinterest.com/source/justjennrecipes.com/

Alimentação saudável e divertida | Ideias
Fonte: http://www.popsugar.com/latest/Cooking-With-Kids

Alimentação saudável e divertida | Ideias
Fonte: http://www.popsugar.com/latest/Cooking-With-Kids

Alimentação saudável e divertida | Ideias
Fonte: http://ameblo.jp/maisland/entry-11577100682.html?frm_src=thumb_module

Alimentação saudável e divertida | Ideias
Fonte: https://pt.pinterest.com/pin/548031848384127684/

Alimentação saudável e divertida | Ideias
Fonte: http://www.brisbanekids.com.au/totally-awesome-teenage-mutant-ninja-turtles-party-ideas/

Alimentação saudável e divertida | Ideias
Fonte: http://littlenummies.net/2015/06/snack-from-the-past-hot-air-balloon/

Alimentação saudável e divertida | Ideias
Fonte: http://www.superhealthykids.com/fun-after-school-snacks/

Alimentação saudável e divertida | Ideias
Fonte:http://littlenummies.net/2012/02/fruity-kids-snack-goldfish-cutie/

Alimentação saudável e divertida | Ideias
Fonte: http://www.justputzing.com/2011/10/octopus-sausages.html

Alimentação saudável e divertida | Ideias
Fonte: http://inmamamaggieskitchen.com/summer-meals-tropical-punch-lime-raspado/

Alimentação saudável e divertida | Ideias
Fonte: http://petitphant.blogspot.pt/2013/06/for-your-picky-eater.html


Sem comentários:

Publicar um comentário